Você já parou para pensar o quão indispensável é o ovo em nossa cozinha? Então confira os benefícios e receitas onde ele é a estrela e surpreenda-se.

Ovo: seus benefícios e receitas deliciosas


Antes um inimigo, hoje um aliado. Assim podemos descrever o ovo, que durante muitos anos foi julgado como um vilão da boa saúde e, atualmente, é reconhecido como um grande benfeitor quando o assunto é manter nosso organismo saudável.

Segundo a nutricionista Fabiana Yetto Gaspar Cristillo, pesquisas recentes demostram que ovo não é verdadeiro responsável pelo aumento do colesterol da população, e que a chave é sempre a moderação e o equilíbrio para uma alimentação saudável. Isso prova que além de ser fonte de uma enorme quantidade de proteínas, os ovos são uma ótima opção para refeições leves e bem completas.

“Além do seu potencial nutricional, a proteína do ovo garante maior saciedade e faz com que a fome não nos perturbe tão rapidamente. Suas propriedades nutricionais são tão apreciáveis quanto suas possibilidades de utilização: cozido, mexido, em uma deliciosa omelete, ou pochê, são opções que podemos dispor para caprichar na refeição mais importante do dia: o café da manhã”, ensina Fabiana.

Prefira consumir os ovos sem acrescentar gorduras, deixando-os ainda mais saudáveis

Prefira consumir os ovos sem acrescentar gorduras, deixando-os ainda mais saudáveis

Sua fina e frágil casca esconde uma rica fonte de ácido fólico, ferro, zinco, fósforo, manganês, potássio, vitaminas A, B6 e B12 e uma infinidade de outros nutrientes. Além disso, em sua casca também é encontrada grande quantidade cálcio.

A nutricionista Jennifer Partika, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, ressalta ainda que a clara contém uma grande quantidade de albumina, um tipo de proteína de alto valor biológico que auxilia no desenvolvimento e manutenção de massa muscular, muito utilizada por atletas. Já a gema concentra as gorduras (como o colesterol bom) e elementos como a colina (importante para a saúde do cérebro e para o desenvolvimento fetal) e folato.

O consumo de ovos é benéfico, porém deve ser restrito a uma unidade por dia, segundo Jennifer. “Dê preferência sempre para os ovos cozidos, pois possuem em média 77 calorias. Já os fritos em óleo tem o seu valor calórico em torno de 128 kcal, além dos níveis de gordura aumentarem em média 40%”, declara.

Bom, bonito e barato

Felizmente, além de saudável, o ovo é um ingrediente muito acessível. Sua grande quantidade de nutrientes, sua versatilidade e seu preço fazem com que ele esteja presentes em todos os lares e com diversas finalidades.

Além de saudável, o ovo também é um ingrediente fundamental da gastronomia e indispensável na confeitaria. Ele é praticamente um coringa na hora de cozinhar, seja um almoço saboroso ou uma sobremesa cheia de charme e está presente até mesmo em bebidas e molhos.

No café da manhã, no almoço ou no jantar: os ovos são sempre uma boa pedida

No café da manhã, no almoço ou no jantar: os ovos são sempre uma boa pedida

Para exaltar todo o seu potencial saudável e requintado, selecionamos uma receita diferente chamada Nuvens de ovos, uma maneira criativa e diferente de consumir a proteína sem deixar de lado seu sabor e todos os seus nutrientes.

Muito simples de preparar e cheios de de charme, as pequenas nuvens podem ser feitas para o café da manhã ou para a entrada de um belo almoço ou jantar. A receita é do chef Cadu, do O Burguer. Confira:

Nuvens de ovos

Quer preparar ovos de um jeito diferente? As nuvens de ovos são deliciosas claras em neve assadas, com bacon e cebolas, ideias para o café da manhã

Quer preparar ovos de um jeito diferente? As nuvens de ovos são deliciosas claras em neve assadas, com bacon e cebolas, ideias para o café da manhã

Ingredientes
6 ovos
300g de bacon picado
1 cebola picada
salsinha e cebolinha a gosto
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Separe as claras e coloque-as no bowl da sua Stand Mixer, reservando as gemas. Com a ajuda do FOUET, bata as claras em na velocidade 4, até que fiquem firmes e fofas, acrescentando por último as cebolas e mexendo delicadamente, para incorporar os ingredientes. Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua, com uma colher, porções das claras em neve, formando pequenos montes. Salpique o bacon e faça pressão com a colher no topo dos picos de claras, distribuindo uma gema sobre cada um deles, temperando em seguida. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 7 minutos, até que estejam levemente dourados. Salpique a salsinha e cebolinha por cima e sirva acompanhado de torradas.

Rende: 6 porções

Ficou curioso? Então faça essa e outras receitas com ovos para você e sua família. Confira mais algumas sugestões onde o ovo é a estrela principal:

Maionese caseira
Tortilha de linguiça, açafrão e salsa
Merengue italiano com pimenta-rosa
Fettuccine alla carbonara

Viu como o ovo pode tornar uma receita ainda mais saborosa? Com algumas ideias simples e cheias de charme, elementos frescos e criatividade, podemos transformar o mais comum dos ingredientes em um banquete, não é?

Comente! 🙂

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts