Culinária italiana: história e sabores


A culinária italiana é uma das mais saborosas do mundo. Com pratos que envolvem os mais variados tipos de vegetais, carnes e massas, não há quem resista aos encantos desta gastronomia. Todo este sabor tem origem na própria história do país.

Com o passar dos séculos, a história e a culinária italiana evoluíram juntos. Foram os italianos que inventaram o sorvete, a pizza e o café com leite. O macarrão, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu na Itália e sim na China. Os italianos, deram apenas fama e sabor à massa. Porém não é só de massas que vive esta tão rica culinária. O vinho italiano é reconhecido pela sua qualidade desde a época em que o Império Romano dominava a região.

Foi durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, principalmente nas cidades de Veneza e Florença, que a culinária se refinou e criaram os bons modos à mesa. A partir de então, massas, risotos, antepastos cativaram o paladar de todo o mundo.

Muitos modos de preparo criados na Itália, tiveram seus nomes influenciados pelas cidades de origem, como por exemplo o de “à bolonhesa”, “à napolitana”, “à milanesa” que foram criados nas cidades de Bolonha, Nápoles e Milão, respectivamente. Essas e outras formas de preparo influenciaram diversas culturas, principalmente a do Brasil. Isso porque nós somos o país mais italiano do mundo, perdendo apenas, é claro, para a Itália.

Cozinha variada

Apesar de ser um país relativamente pequeno- sua extensão territorial é semelhante ao do estado do Maranhão- a culinária é influenciada pelas diferenças regionais, posições geográficas e influências de outros povos. Tanta diversidade resulta em uma cozinha com uma enorme variedade de pratos, modos de preparos e ingredientes.

Ingredientes básicos

Como já foi dito, a culinária italiana é bastante rica, os ingredientes básicos são variados, a começar pelo trigo. É ele que serve de base para as massas, pizzas e pães. Já arroz, principalmente o arbóreo, carnaroli e vialone, são muito utilizados também. Entre as carnes, as preferidas são as de vaca, porco, cabra e ovelha, além de frango e pato.

Um dos pratos italianos mais famosos, a pizza é apreciada em todo o mundo.

Ingredientes como peixes, mariscos, azeite de oliva, azeitona, manteiga, queijos e hortaliças como a berinjela, cebola, abobrinha, pimentão e tomates são amplamente utilizados nesta completa gastronomia que ainda conta com frutas típicas, vinho e embutidos. São tantas delícias que apenas uma viagem ao país não basta para experimentar tudo.

Ervas aromáticas

Além do sabor, os pratos italianos são conhecidos, e apreciados, pelo aroma das ervas. As mais utilizadas são orégano, sálvia, manjericão, tomilho, erva-doce, hortelã, estragão, salsa e alecrim.

Pratos clássicos

tendo como base arroz arbóreo e queijo parmesão, o risoto é um clássico italiano.

Muitas são as receitas clássicas italianas, embora muitas já tenham sido adaptadas para a realidade de cada país, algumas não mudam nunca. É o caso do risoto de parmesão, penne alla putanesca e o tiramisu.

Vinho, café e sorvete

Vinho e café são as bebidas preferidas dos italianos. Produzidas em diferentes regiões como Toscana e Piemonte, os vinhos são exportados para o mundo todo e são conhecidos pela sua alta qualidade. Foram os italianos, também, que inventaram a máquina de café expresso e a ideia de juntá-lo com o leite, dando origem ao tradicional capuccino.

No quesito doce, os italianos também ganham. São eles os produtores do melhor sorvete do mundo, ou gelatto, como é chamado por lá. Desde o século X, a preparação do doce é uma arte entre eles que aperfeiçoaram uma fórmula árabe que misturava suco de frutas, vinho ou mel com neve.

O hábito de tomar café com leite nasceu com os italianos e faz parte do dia a dia de muitos países.

Você sabia que o sorvete entrou para a gastronomia ao ser servida, em 1533, no casamento de Catarina de Médicis (italiana) e Henrique II (francês), em Paris? Inicialmente restrito aos nobres, hoje o sorvete se tornou uma das sobremesas mais populares do mundo.

Para você que não abre mão de uma boa comida italiana, separamos algumas receitas para preparar em casa:

Ravioli de pecorino ao molho de cogumelos porcini

Bruschetta de cogumelos portobello e tomate

Pizza Margherita

Tiramisù

Latte Machiato

E você, qual a sua receita italiana favorita? Compartilhe conosco, comente!

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts