Para deixar suas receitas mais bonitas e atraentes, confira essas receitas de corante natural comestível, aqui no Amo KitchenAid

Como fazer seu corante natural comestível


Não há dúvida que quanto mais colorido é um prato, mais bonito ele fica. Pensando em realçar suas receitas, muitas vezes a indústria e alguns chefs acabam utilizando corantes comestíveis. Mas para isso, é preciso atentar-se a qualidade do corante utilizado, já que artificiais, por exemplo, podem ser prejudiciais à saúde.

Uma alternativa para você que gosta das suas receitas bem boloridas, é utilizar o corante natural comestível, que pode ser feito em casa com ingredientes saudáveis, sem adição de compostos químicos. Para deixar seus pratos vívidos, que tal fazer você mesmo o próprio corante natural líquido? Confira estas dicas do chef Idolo Giusti:

Rosa e Vermelho

A beterraba é perfeita para deixar os alimentos com uma coloração avermelhada

A beterraba é perfeita para deixar os alimentos com uma coloração avermelhada

Para fazer o corante nas cores vermelha e rosa, você pode utilizar suco de beterraba crua ou cozida. Uma pequena quantidade de suco de beterraba oferece um tom bonito de rosa, já para o vermelho precisa-se de uma quantidade maior de suco. Você também pode utilizar uma fruta vermelha, como framboesa, por exemplo.

Para fazer o corante, bata uma xícara de beterraba ou framboesa com uma xícara de água no seu Liquidificador Diamond e coe. Este processo resultará em um líquido rosa ou vermelho que poderá ser usado na receita que desejar.

Laranja e amarelo

Para deixar as receitas com um tom alaranjado, você pode usar urucum, além de cenoura

Para deixar as receitas com um tom alaranjado, você pode usar urucum, além de cenoura

 

As cenouras são a melhor escolha para obter um tom de laranja-pêssego. Para isso, utilize uma xícara de cenouras cruas raladas e bata no liquidificador com uma xícara de água,ou o suficiente para conseguir liquidificar, e coe.

Para tons amarelo-alaranjados, você pode utilizar a semente de urucum, já conhecida entre os corantes naturais. Para amarelo, você pode usar açafrão-da-terra, neste caso, o indicado é adicionar pequenas pitadas aos poucos na sua receita e ir provando, até atingir o tom desejado.

A proporção é a mesma: uma xícara de cenoura, urucum ou açafrão da terra para uma xícara de água. Bater bem e coar.

Verde

A folhas de espirafre são ótimas para tingir os alimentos de verde e são muito utilizadas no preparo de massas

A folhas de espirafre são ótimas para tingir os alimentos de verde e são muito utilizadas no preparo de massas

Para um corante verde, use espinafre ou agrião. Essas folhas são ótimas para tingir os alimentos. O processo é o mesmo, bata uma xícara das folhas picadas no liquidificador com uma xícara de água e coe.

Azul e roxo

O repolho é a melhor opção para tingir os alimentos de roxo

O repolho é a melhor opção para tingir os alimentos de roxo

Amoras pode ser uma opção para esta cor, mas a melhor opção é o repolho roxo. Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado. Por fim, retire o líquido do fogo e coe.

Antes de preparar os corantes você precisa saber que…

  • Os corantes naturais oferecem resultados diferentes de corantes artificiais.
  • Ao utilizar corantes líquidos, você precisa lembrar de diminuir um pouco a quantidade de outros líquidos na receita.
  • Por serem compostos por ingredientes com sabores expressivos, muitas vezes alguns corantes podem influenciar no sabor da receita.
  • A quantidade de corante a utilizar nas receitas de bolos, pães, etc vai depender da cor desejada. A dica é colocar aos poucos até atingir o tom desejado.

Viu como não é complicado colorir as suas receitas sem prejudicar a saúde? E você, costuma usar corante natural comestível? Compartilhe com a gente, comente!

2 comentários


IDOLO GIUSTI NETO
IDOLO GIUSTI NETO

Obrigado ! Ficou fantasística a matéria !

Maria Emilia Torres
Maria Emilia Torres

Ficou fantastica a sua materia . Eu amo alimentos naturais ! Se tiver mais dicas por favor repasse . Ibrigada !!!

Artigos Sugeridos

Todos os Posts