cortar sashimi

Como cortar sashimi de salmão


Técnicas milenares devem ser preservadas. Afinal, o que dá certo há tanto tempo, não pode ser jogado fora, não é mesmo? Ainda mais quando o simples fato de não usar a técnica pode estragar todo o resultado final.

Como estamos falando de cortes de peixe e frutos do mar, especificamente para sashimi, o Amo KitchenAid vai ensinar a melhor forma de corte, bem como quais são as facas mais indicadas para esta função. Aprenda com a gente como cortar sashimi e garanta um maravilhoso jantar japonês em sua casa.

como-cortar-sashimi

O que é sashimi

Primeiramente, é importante saber o que é sashimi. Se engana quem acha que somente peixe cortado e servido cru pode ser dado como tal. Sashimi se refere ao termo usado para peixes e frutos do mar, sempre servidos frescos e crus. Shoyu (molho de soja), wasabi (raiz forte), molho tarê, gengibre e outras raízes caem muito bem como acompanhamento.

Os vegetarianos não precisam se preocupar: o conceito foi adaptado para que alguns legumes e vegetais, que podem ser consumidos crus, com os mesmos temperos japoneses para acompanhar ao prato. É possível fazer sashimi vegetariano, a partir de legumes que possam ser comidos crus, como abobrinha, pepino, beringela, beterraba e até algumas frutas, como manga, goiaba, pêra e maçã. Basta cortá-los em fatias e temperar com as delícias da culinária japonesa. Gostoso, não?

Sashimi de salmão

Preferência nacional em termos de peixe cru, o salmão deve ser comprado em peça. Pode até ser um pedaço pequeno, porém o importante é o jeito que está cortado inicialmente.

Preparo do peixe

Como para estas técnicas estamos falando em salmão, peça ao peixeiro que tire a pele do peixe. E lembre-se que ela pode ser usada também, não para ser consumida crua, mas para sushis skin ou mesmo para ser comida cozida com arroz japonês. Fica uma delícia!

Geralmente, a peça de salmão tem um divisão ao meio, um lugar que dá para dividir com a faca. Ao chegar em casa lave o peixe e confira se não sobraram algumas espinhas na carne.

como-cortar-sashimi-vertical

Faça um corte no meio da peça e separe os dois lados. Para esse corte é possível utilizar uma faca para filetar ou até mesmo facas maiores para cortar carne em bife, por exemplo. Uma ótima dica é a Faca Santoku KitchenAid.

como-cortar-sashimi-peca

Vire a peça como se você a visse de lado, estirada em sua frente. Com uma das mãos, segure o peixe somente para apoiar e deite a faca a 30º. Corte o peixe em pedaços de mais ou menos meio centímetro ou do tamanho de sua preferência.

como-cortar-sashimi-faca

Gostou de nossas dicas? Acesse o portal e siga a KitchenAid nas redes sociais para não perder nada! Cadastre-se

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts