Sabia que o arroz é um dos grãos mais consumidos do mundo? Acessível e saudável, é indispensável em várias receitas. Confira algumas das melhores aqui.

Arroz: história, tipos e receitas exclusivas


Certamente um dos grãos mais consumidos no país, o arroz e seu inseparável companheiro, o feijão, formam a base da alimentação diária brasileira, com muita qualidade e sabor. Nutritivo, o arroz é um grão versátil, símbolo para as culturas asiáticas e indispensável na culinária mundial.

Historicamente, o arroz faz parte da alimentação humana há mais de 7 mil anos. Muitos pesquisadores apontam o sudeste asiático como o berço do cereal, enquanto a China é responsável pelos primeiros registros do plantio e colheita de algumas variedades de arroz.

O arroz e seu poder nutricional

O arroz vermelho é rico em proteínas e minerais

O arroz vermelho é rico em proteínas e minerais

Considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana, o arroz é consumido diariamente por ⅔ da população do planeta. Apesar de ser um mercado dominado pelos árabes e asiáticos, o Brasil também possui um lugar de prestígio na produção e no consumo do alimento, e detêm o título de primeiro país do continente americano a cultivar o cereal.

Os índios já conheciam seu poder nutritivo e eram consumidores assíduos de arroz, muito antes da chegada dos portugueses. Segundo uma pesquisa da Baylor College of Medicine, centro de estudos localizado no estado americano do Texas, pessoas que consomem uma porção de arroz diariamente, seja branco ou integral, tem menos gordura no organismo, além de mais minerais, como potássio, ferro e magnésio.

O arroz negro, de origem chinesa, é muito rico em vitaminas

O arroz negro, de origem chinesa, é muito rico em vitaminas

Rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, o arroz é indispensável para a saúde e para a gastronomia. O risoto, um dos pratos mais charmosos e saborosos de toda a culinária italiana, é a prova de nosso amor por sua versatilidade e qualidade, além de seu sabor inconfundível.

Tipos de arroz

Atualmente, exitem mais de 2 mil tipos diferentes do grão sendo cultivadas em todo o mundo. Veja as espécies mais comuns do mercado:

  • Arroz agulhinha ou branco: é o tipo de arroz mais consumido pelo brasileiro. De cozimento rápido e grão macio, o arroz agulhinha passa por processos de enriquecimento para retirada da “casca” e da película que cobre o grão, antes de chegar ao consumidor.
  • Arroz agulhinha parbolizado: O arroz parbolizado nada mais é que o arroz agulhinha comum, que passa por um tratamento hidrotérmico. A técnica consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, fazendo com que ele absorva suas vitaminas e minerais e aumentando seu valor nutritivo.
  • Arroz agulhinha integral: Mesma espécie do arroz branco comum, porém não passa pelo processo de retirada da película que cobre o cereal, mantendo assim mais nutrientes e minerais, em comparação com o arroz branco.
  • Arroz negro: O arroz negro possui um grão ovalado, duro e de sabor suave. Originário da China, vem ganhando a atenção dos brasileiros graças a seu alto poder nutricional. O grão, apesar de branco por dentro, é envolvido por uma película escura que dá um toque exótico a qualquer prato.
  • Arroz vermelho: Como o próprio nome já diz, o arroz vermelho possui uma coloração avermelhada e sabor suave. Deve ser cozido em panela de pressão, pois é um cereal de grão duro e resistente.
  • Arroz-cateto: Seja em sua versão integral ou comum, o arroz-cateto também possui um grão arredondado e pequeno. Seu consumo no Brasil ainda é pequeno, talvez por seu cozimento mais lento e sua consistência firme.
  • Arroz arbóreo: Arredondado e pequeno, o arroz arbóreo é um tipo de grão muito utilizado para preparar risotos. Seu cozimento também é rápido e sua consistência macia e suave.
  • Arroz basmati: Muito utilizado em pratos indianos, o arroz basmati é parecido com o agulhinha, porém é mais comprido e fino. Seu cozimento também é rápido e sua consistência firme e soltinha. É conhecido por possuir um aroma adocicado e amendoado depois de cozido.
  • Arroz jasmim: De cor avermelhada e formato suculento, o arroz jasmim, também conhecido como arroz thaí, não é muito conhecido no Brasil. Seu aroma e sabor se aproximam muito do arroz basmati, apesar de sua origem ser tailandesa. É um cereal macio, de cozimento médio e que pode ser consumido frito também.
O arroz selvagem que, apesar do nome, não é arroz

O arroz selvagem que, apesar do nome, não é arroz

Além destas opções, já é possível encontrar em no Brasil o arroz selvagem. Apesar do nome, o grão não é considerado um tipo de arroz, mas sim uma gramínea similar. Seus grãos são longos e finos, de sabor suave e textura macia.

Com tanta variedade, fica mais fácil incluir todos os nutrientes do grão na sua vida, não é mesmo? No Brasil, é comum consumir o arroz cozido, simples e cheio de sabor, para acompanhar um feijão fresquinho. Confira a receita:

Receita | Arroz “branco”

O arroz branco, fresquinho e saboroso, é ideal para acompanhar diversas receitas

O arroz branco, fresquinho e saboroso, é ideal para acompanhar diversas receitas

Ingredientes

300g de arroz branco (se for utilizar outras versões do grão, fique atento à quantidade de água e ao tempo de cozimento necessário para cada um deles)
2 dentes de alho
½ cebola cortada em cubos
1 litro de água
2 colheres de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados. Acrescente o arroz branco e doure por mais 1 minutos. Em seguida, acrescente metade da água e o sal, cobrindo todo o arroz. Cozinhe até que a água evapore completamente e, em seguida, acrescente o restante da água e espere cozinhar até estar que a água tenha secado completamente. Sirva em seguida.

Rende: 10 porções

Quer aprender mais algumas receitas? Então confira nossa seleção que mostra toda a versatilidade do grão.

Outras receitas com arroz

Risoto de champignon com presunto cru

Leite de arroz

Risoto de açafrão

E você, conhece alguma receita incrível feita com arroz? Compartilhe conosco nos comentários.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts