café colonial

O tradicional café colonial


Conheça o tradicional café colonial da região sul do Brasil

Sabe aquele café da tarde completo que você serve para as visitas? Ele tem nome e (muita) história. Só de falar “café colonial” já dá pra imaginar qual é a trajetória dessa refeição. A origem desse lanche da tarde “de hotel” que a gente adora é lá da época dos colonos, por volta do século XVII.

A tradição diz que os senhores de engenho tomavam um café da manhã completo antes de sair para o trabalho no campo. O que sobrava era servido durante a tarde para os serviçais da casa e, por isso, ganhou o nome de café do colono.

Com o tempo, não demorou para que os cafés cheios de pãezinhos, frios, bolos, sucos, leite etc. passassem a ser chamados de café colonial. No restante do país, o nome parece ter desaparecido, mas nos estados da região sul a tradição continua. De acordo com alguns registros históricos, dizem que o café colonial resiste mais forte nessa região por conta da colonização germânica e o costume de sempre ter à mesa opções fartas.

O tradicional café colonial do sul do país é um negócio tão certo que existem restaurantes que servem apenas o tal do café colonial. Você paga um valor fixo e, em vez de receber um prato, tem direito a uma mesa inteira posta com tortas, bolos, geleias, queijos, mel, frutas, waffles, bagels, fiambres… Alguns estabelecimentos trazem até polenta com frango!

Mas o certo é que em todas as regiões do Brasil é possível encontrar um nutritivo e farto café colonial, você só precisa deixar claro que a ocasião é especial. 😉

 

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts