Festa junina em casa

Chegou a época mais caipira e saborosa do ano: o mês das festas juninas. Então que tal aproveitar o clima de comemorações e montar um autêntico arraial na sua casa? Ideal para festas infantis, a temática junina é simples, barata e muito divertida. Confira nossas dicas e organize um delicioso São João na sua casa. […]


Chegou a época mais caipira e saborosa do ano: o mês das festas juninas. Então que tal aproveitar o clima de comemorações e montar um autêntico arraial na sua casa?

Ideal para festas infantis, a temática junina é simples, barata e muito divertida. Confira nossas dicas e organize um delicioso São João na sua casa.

Decoração

Para uma festa junina tradicional, o clima caipira é obrigatório. Uma boa fogueira (mesmo que seja artificial), bandeirinhas, quitutes e muita estampa xadrez são o caminho para um arraial de sucesso.

As bandeirinhas são os principais objetos de decoração das festas juninas

As bandeirinhas são os principais objetos de decoração das festas juninas

 

Atualmente é fácil encontrar, em lojas do gênero, bandeirinhas prontas para decorar seu São João. Mas, se você deseja colocar a mão na massa, a produção também é muito simples: basta ter quadrados de papel de seda, cortar um triangulo em uma das pontas e pendurá-los em um barbante. Em seguida é só enfeitar todo o ambiente.

Para as mesas, um belo tecido xadrez, estampado ou de juta faz as vezes de toalha. E quanto mais colorido, melhor. Aproveite para colocar caixotes com flores de várias cores, além de combinar guardanapos de papel com os tons escolhidos para cobrir as mesas.

Use caixotes, toras de madeira e toalhas de juta para criar um clima de fazenda

Use caixotes, toras de madeira e toalhas de juta para criar um clima de fazenda

Baldes de alumínio, regadores e leiteiros são úteis para colocar os talheres, os guardanapos e até flores. Além disso, você pode utilizar xícaras, copos e pratos de ágata para deixar sua decoração mais caipira. Já pensou em servir um café quentinho para seus convidados em canecas esmaltadas?

Pense grande e disponha os quitutes da festa em chapéus de palha, isso dará um ar divertido à decoração. Outras sugestões ótimas opções para decorar cada cantinho do local escolhido para a festa são os espantalhos, as peneiras de palha, as esculturas de animais, os balões coloridos, as espigas de milho secas e muita juta. As fitas coloridas, que simbolizam muito bem a representatividade de Santo Antônio nas festas juninas, também podem ser incluídas na decoração.

A música e a vestimenta

Se a festa é caipira, a música também é. Monte uma playlist com diferentes cantigas juninas, músicas sertanejas, forró, xote e xaxado. Aproveite e mescle as músicas de raiz com o que há de mais moderno, para agradar a todos os estilos e gostos.

Em um arraial, o que vale é a diversão. Por isso, vestir-se a caráter e curtir a música são fundamentais

Em um arraial, o que vale é a diversão. Por isso, vestir-se a caráter e curtir a música são fundamentais

Se tiver uma boa música ao vivo, melhor ainda. Una os amigos que tocam violão, viola caipira e sanfona e anime ainda mais a sua festa com uma boa moda de viola.

Além disso, vestir-se à caráter para curtir sua festa torna tudo mais divertido. Abuse do xadrez, do couro, do jeans e dos chapéus (é claro).

Não deixe nenhum convidado de fora. Espalhe muitos chapéus de palha pela festa, assim, quem for chegando, pode entrar no clima do São João.

Os quitutes

Não há nada mais saboroso que uma autêntica comida caipira, não é? E, se a festa é junina, o que não pode faltar são os derivados de milho, de amendoim e pinhão.

Milho, amendoim e pinhão são as bases para muitas das delícias juninas

Milho, amendoim e pinhão são as bases para muitas das delícias juninas

Capriche na pamonha, na pipoca, no curau e nas paçocas. O quentão e o vinho quente (mesmo aqueles não alcoólicos) também não podem faltar. Você pode dispor chaleiras elétricas pela festa para facilitar o acesso dos convidados as bebidas quentes. Outras opções são o café e os chás variados.

Outras ótimas sugestões são as espigas de milho cozidas ou assadas, o pé de moleque (ou quebra queixo), as maças do amor, os doces de abóbora, de coco e os bolos variados, incluindo os de milho, fubá e frutas. Se você precisa de algumas ideias, confira nosso post sobre as deliciosas comidas juninas e inspire-se.

As lembrancinhas

Para que todos os convidados se recordem com carinho da sua festa, invista em lembrancinhas divertidas. Que tal um mini Santo Antônio para as solteiras que desejam encontrar um amor? Você pode inclusive imprimir a simpatia e entregar junto, facilitando a vida das suas convidadas que querem se casar em breve.
Outra ótima ideia são os quitutes, que podem ser entregues como brindes. Monte um simpático saquinho com cocadas, pés de moleque, paçocas e tudo o que há de mais saboroso nas festas juninas.

Geleias de goiaba, morango ou manga são ótimas opções de lembrancinhas

Geleias de goiaba, morango ou manga são ótimas opções de lembrancinhas

Você pode também fazer potinhos de pamonha cremosa, curau, doce de abóbora e enfeitar com muitas fitas coloridas e tecido xadrez. Uma ótima sugestão são os doces de leite cremosos, que podem ser colocados em mini leiteiras coloridas, fazendo uma referência divertida vida na fazenda.

O segredo é soltar a imaginação e criar uma festa divertida e cheia de delícias. Gostou das nossas dicas? Então monte seu arraial em casa e comente.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts