amigos vegetarianos

Como cozinhar para amigos vegetarianos?


Dá um pouco mais de trabalho, mas o resultado compensa. Confira essas dicas de como cozinhar para seus amigos vegetarianos.

Receber e cozinhar para os amigos em casa é um gesto de hospitalidade muito nobre. No entanto, antigamente essa tarefa era um pouco mais fácil. Não se falava (ou ainda não tinham sido descobertas) as intolerâncias alimentares (à lactose ou ao glúten, por exemplo). Também eram menos populares escolhas como o vegetarianismo ou o veganismo.

Por isso, separamos o artigo de hoje para ajudar você a preparar uma refeição para seus amigos que não consomem carne e/ou produtos de origem animal. Acompanhe as dicas:

Descubra se seus amigos são vegetarianos ou veganos

Muitas pessoas pensam que se trata da mesma coisa, mas há diferenças. Os vegetarianos não comem carne, mas consomem outros produtos de origem animal, como leite e ovos. Já os veganos não consomem nenhum produto de origem animal. Ou seja: nada de carne, ovos, leite, mel etc.

Portanto, esclareça com seus amigos qual posição eles adotam. Além de demonstrar preocupação e interesse pela escolha deles, você evita gafes. Já pensou fazer uma refeição perfeita e de sobremesa servir um pudim a um vegano? Como não consomem ovos, todo o seu trabalho iria por água abaixo.

Peça indicação de marcas que eles já consomem

Aceite: você não vai virar um chef vegetariano ou vegano da noite para o dia. Por isso, conte com a ajuda dos seus próprios amigos. Peça indicação de marcas ou produtos que eles já consomem. Você vai se surpreender com a quantidade de alimentos prontos que existem. Fazendo isso você poderá descobrir que dá para comprar, por exemplo, coxinhas congeladas de jaca, que são perfeitas para uma entrada com ketchup caseiro. Ou ainda linguiça e até kit para feijoada vegetariana.

Planeje-se com antecedência e faça testes antes

Fazer comidas vegetarianas ou veganas exige um pouco mais de esforço e planejamento. Faça uma lista para comprar legumes e verduras frescas da feira, bem como todos os outros ingredientes. Como o modo de preparo e a combinação dos ingredientes é levemente diferente da culinária tradicional, a indicação é que você tente fazer as receitas alguns dias antes do evento “oficial”. Assim, se algo não sair conforme planejado, você tem a chance de analisar onde e por que errou, corrigindo nas próximas tentativas.

Não tenha medo

Parece que tudo isso vai dar muito trabalho. É normal: na primeira vez que você faz uma refeição vegetariana ou vegana elaborada, parece que está montando um quebra-cabeças; são tantos ingredientes, nomes, detalhes e sabores que você fica até confuso. Com o passar do tempo, você se acostuma e começa até mesmo a inventar novas receitas por conta própria. O paladar se adapta e o corpo agradece essas refeições mais saudáveis. E o melhor: seus amigos vão adorar e começar a te ajudar nas refeições, fazendo com que a companhia deles seja ainda mais divertida.

Para finalizar, separamos algumas receitas vegetarianas e/ou veganas para você. Confira:

Hambúrguer vegano, Bacalhoada vegana, Bolo de chocolate com maçã verde, Sopa de cenoura/beterraba/abóbora e Tofu para todos os gostos.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou ou compartilhe conosco uma experiência interessante de refeição vegetariana/vegana com os amigos em casa.

Até a próxima!

 

 

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts