decoração rústica

Decoração Rústica


Moderno é ser rústico. Crie ocasiões e aposte nessa tendência que está sempre em alta.
O rústico nunca sai de moda, mas ele pode se reinventar no decorrer do tempo.
Seja qual for a ocasião, apostar neste tipo de decoração é sempre válido e de muito bom gosto. No entanto, vale um lembrete: rústico é diferente de grosseiro ou desorganizado/sujo.
Confira a seguir tudo que você precisa saber para montar uma decoração rústica.

Decoração

Uma decoração rústica traz muitos elementos do campo, da natureza e principalmente provenientes de artesanato. Dessa maneira, cria-se um ambiente com charme e conforto, mesmo sem a elegância dos talheres de prata e dos guardanapos de linho.

Na hora de decorar seu ambiente de maneira rústica, lembre-se sempre de que menos é mais. Não adianta colocar vários objetos no lugar achando que assim ele ficará “mais” rústico. Os elementos certos nos locais certos é que criam o clima desejado.

Preparamos alguns ângulos de uma só composição que podem despertar muita inspiração e gerar várias ideias. Abaixo das fotos você confere o conceito por trás da produção. Confira:

As folhas secas atrás do prato são peças-chave para esse tipo de estilo e sempre harmonizam perfeitamente com toques amadeirados ou outras cores que sigam a paleta amarronzada.

Além disso, se a base for de madeira, como na foto acima, 50% da essência rústica já estará na sua decoração.

Detalhes importantes

Ramos e galhos casam muito bem com o clima rústico. O verde das folhas é essencial para trazer um pouco de vida à cena e quebrar a tonalidade escura das madeiras.

Ramos de baunilha ou canela atiçam a curiosidade dos convidados sobre as receitas que serão servidas, ajudando a compor a mesa. Não se esqueça de prendê-los com um barbante ou pedaço de corda fina.

Pinhas são perfeitas para trazer o clima do inverno para dentro de casa. A vantagem é que elas podem ser usadas em diversas ocasiões, sem perigo de estragar – como acontece com as flores.

Comidas e bebidas

As frutas também são ótimos detalhes que podem servir como coadjuvantes. Nesse caso, há duas opções: frutas secas, que complementam a decoração, ou uma sobremesa com frutas vermelhas, que dão destaque à mesa e ainda surpreendem o paladar dos convidados.

Note que na foto acima foram usadas frutas da estação, como mirtilo e amoras. Por estarem inteiras, elas passam essa sensação de fruta colhida do pé, garantindo o toque rústico. A ausência de cobertura ou até mesmo açúcar de confeiteiro no bolo é o que o faz combinar com toda a composição.

Chocolate com marshmallows é um ótimo acompanhamento, por ser muito fácil de fazer e pela possibilidade de ser servido quente ou frio. Note que não há nenhum glamour na maneira como foi servido. Uma caneca simples e um descanso de madeira cumprem o objetivo.

Por último, os acompanhamentos. Pães recheados casam muito bem com o clima rústico, principalmente se trouxerem ingredientes inteiros (passas ou amêndoas, por exemplo). No caso da foto acima, o contraste dos pratos e da toalha branca com a madeira do fundo é o que chama a atenção.

Para finalizar, lembre-se: o importante mesmo é abusar da criatividade e deixar seus ambientes da maneira mais natural possível. E se essas dicas ajudaram você a ter ideias para uma decoração rústica, não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts