sorbet de pitaya

Uma fruta exótica que merece ser explorada: pitaya!


Pouco disseminada no nosso dia a dia, a pitaya pode render várias receitas muito saborosas e refrescantes!

Ela é pouco conhecida no Brasil e raramente é encontrada nos mercados. Mas quando alguém vê, se apaixona. Essa é a pitaya — ou, como é conhecida no exterior, dragon fruit. Original da Ásia e de algumas regiões da América do Sul, essa fruta cresce em pequenas árvores que parecem cactus.

Por fora, ela apresenta uma casca semelhante a escamas, de cor avermelhada ou amarela, e pode ser encontrada com o interior branco ou avermelhado, com pequenas sementes pretas. Sua textura se assemelha à do kiwi, mas com um sabor bem suave e doce.

A pitaya tem muito mais a oferecer além de uma beleza exótica. Ela é riquíssima em nutrientes, vitaminas (C, B1, B2, B3) e minerais (ferro, cálcio e fósforo). É praticamente um alimento completo.

Apesar das diferenças de cores entre as pitayas, seus sabores e propriedades quase não mudam de uma para outra. Então, não importa qual cor de pitaya você está consumindo, os resultados serão semelhantes.

Benefícios

Por ter uma grande quantidade de Vitamina C, a pitaya é ótima para nosso sistema imunológico. Com apenas 100 g da fruta é possível adquirir cerca de 35% da vitamina C que nosso organismo necessita diariamente.

Além de não ter nada de colesterol, ela ajuda também a diminuir o colesterol ruim — o LDL — encontrado em nosso corpo. Suas sementes também têm propriedades que auxiliam no combate ao colesterol. Nelas, é possível encontrar um tipo de gordura capaz de se transformar em colesterol bom, o HDL, auxiliando o funcionamento do nosso sistema cardiovascular.

Também tem alto teor de fibras, o que ajuda a emagrecer e a manter o sistema digestivo em ordem, além de provocar saciedade após ser ingerida.

Outro benefício é sua capacidade antioxidante. Uma substância antioxidante é aquela que impede o crescimento de radicais livres prejudiciais à nossa saúde. Com isso, as pitayas são benéficas ao ponto de seu consumo constante poder evitar o surgimento de doenças crônicas e até alguns tipos de tumores.

Confira uma receita saborosa de baixa caloria que preparamos para você: Sorbet de Pitaya.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts