tipos de sal

Diferentes tipos de sal


Você conhece os benefícios dos diferentes tipos de sal?

Ele é um dos temperos mais utilizados na cozinha, realça sabores e, quando consumido com equilíbrio, o sal é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos consumam um pouco menos de 2000 mg de sódio por dia, algo como 5 gramas de sal de cozinha, o NaCl, e pelo menos 3510 mg de potássio.

Mas além do sal de cozinha, hoje temos uma diversidade enorme de diferentes sais com diferentes características, concentração de sódio, benefícios e desvantagens para cada pessoa. Quer saber mais sobre cada um? Vamos lá.

Tipos de sal

Sal refinado: não contém vários minerais como o enxofre, bromo, magnésio e cálcio, pois passa por um processo industrial de refinamento. Além disso, vários aditivos químicos são adicionados para manter o sal branquinho e soltinho.

Sal light: apesar de ter uma menor concentração de sódio, cerca de 50% desse volume é substituído por cloreto de potássio, o que pode resultar em um consumo de potássio acima do recomendado, já que ele salga menos e você acaba usando muito mais.

Sal marinho: ele não contém aditivos químicos, tem menos sódio que o sal refinado e muito mais nutrientes, já que não passa pelo processo de refinamento. Aliás, é por isso que ele não perde a sua coloração natural, que pode ser cinza, rosa, preta ou até mesmo branca.

Sal rosa: conhecido como sal do Himalaia, contém mais de 80 minerais, como magnésio, cálcio, potássio, cobre e ferro, e ainda tem uma menor concentração de sódio. O sal rosa é livre de toxinas e poluentes, já que fica depositado em grandes profundidades.

É importante lembrar que o sal é um nutriente essencial, ou seja, ele não é produzido pelo nosso corpo. É ele que conduz eletricidade e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando.

Quer experimentar uma receita com um sal diferente hoje? Confira o couscous de quinoa com frutas secas e nozes, do chef Thiago Medeiros, feito com sal rosa do Himalaia.

 

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts