O glúten é um dos alimentos mais consumidos, o que dificulta a alimentação dos celíacos. Pensando nisso, selecionamos receitas glúten free para ajudar. Veja

Sem glúten, com sabor


O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia, o que o torna o principal ingrediente na fabricação de massas, pães e biscoitos. O seu consumo pode prejudicar a rotina alimentar dos celíacos, pessoas que possuem alergia ao glúten e, como é encontrado na maioria dos produtos industrializados, a vida desse grupo de pessoas acaba se tornando uma caça ao glúten free.

A doença celíaca, ou alergia ao glúten, é uma doença autoimune que, por agir diretamente no intestino delgado, interfere na absorção dos nutrientes consumidos durante a alimentação, como carboidratos, proteínas, vitaminas, água, gorduras, e sais minerais. Diferente da intolerância ao glúten, que é uma restrição parcial ao consumo da proteína, a doença celíaca restringe a alimentação do paciente, que deve excluir o glúten totalmente de sua vida.

Segundo a nutricionista Regina Turnes, de Florianópolis, as pessoas que possuem a intolerância ou a alergia à proteína precisam ficar muito atentas ao consumir qualquer alimento, para evitar complicações. “O intestino de quem possui restrições ao consumo de glúten reconhece a proteína como ‘tóxica’, o que desencadeiam reações inflamatórias em ambos os casos, mais leves nos intolerantes e mais graves em quem é celíaco”, explica.

A restrição ao glúten, seja total ou parcial, dificulta bastante a alimentação diária daqueles que convivem com os distúrbios. Mas, apesar de parecer uma missão quase impossível, cozinhar sem glúten é uma tarefa fácil. As refeições feitas sem a substância, além de não interferirem na dieta celíaca, também são mais saudáveis, leves e saborosas.

As substituições são, normalmente, feitas pela mandioca, batata ou mandioquinha. Outros ingredientes como fécula de batata e farinha de tapioca também são comuns quando o assunto é evitar o glúten.

Pedimos a consultora alimentar Nadia Cozzi, especialista em dieta sem glúten, para selecionar cinco receitas de quitutes e aperitivos totalmente isentos da proteína, para você fazer em casa e conquistar corações. Receber um familiar ou amigo celíaco nunca foi tão fácil. Confira:

Pão de amêndoas
Lasanha com massa de inhame
Torta suflê sem glúten
Massa de pizza sem glúten
Coxinhas de frango sem glúten

E você, conhece alguma receita sem glúten que faz sucesso na sua casa? Então compartilhe conosco. Comente!

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts