frutas cítricas

Frutas cítricas


Você conhece as frutas cítricas e seus benefícios?

Quando falamos de frutas cítricas, a vitamina C é um dos nutrientes mais lembrados, e não é à toa. Frutas como laranja, morango e tangerina trazem uma alta concentração de vitamina C, que é responsável pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico, tem efeito oxidante e é essencial na formação do colágeno, a proteína que dá elasticidade e firmeza à nossa pele.

Outro benefício que as frutas cítricas promovem é o aumento da absorção de ferro pelo nosso organismo, o que é muito importante para evitar doenças como a anemia. Consumir pequenas porções de kiwi e tangerina no seu café da manhã ou ao longo do dia pode ser uma boa ideia.

Para manter o intestino funcionando em dia, uma laranja todos os dias pode ajudar, já que é uma fruta rica em fibras. Para você ter uma ideia de quanto é preciso consumir diariamente, uma porção de 100 g de morangos ou o próprio suco de laranja natural são suficientes para suprir as 60 mg de vitamina C que o organismo de um adulto pede.

O melhor jeito de consumir as frutas cítricas é em sua forma natural, já que a vitamina C pode ser prejudicada em contato com a luz e o calor. Quando fizer sucos, é importante sempre escolher uma jarra com tampa para armazená-los, para evitar que isso aconteça.

Mas atenção: se você tem problemas com inflamação do esôfago, é melhor evitar as frutas cítricas para não agravar a dor. Nesse caso, você pode contar com alimentos que têm menor concentração de vitamina C, como o damasco, o abacate ou a abóbora, e ainda assim consumir a quantidade necessária de nutrientes para o seu organismo funcionar da melhor forma possível.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos

Todos os Posts