Especiaria utilizada em todas as culturas do mundo, a pimenta é versátil e saborosa

Sua majestade, a pimenta


Doce, saborosa ou picante, existe pimenta para todos os gostos. Utilizada como tempero ou prato principal, ela é versátil e faz muito bem à saúde. Usada com cautela por alguns, mas amada por muitos, a pimenta é um ingrediente fundamental na gastronomia mundial. Picantes, porém muito saborosas, as diversas espécies encontradas na natureza dão mais sabor às delícias da culinária, como geleias, molhos e conservas.

O fruto é adorado há milênios, utilizado não somente para agregar sabor, como também para evitar e tratar doenças. Na América do Sul, já era utilizada como antiséptico, antiiflamatório e até mesmo como anestésico contra dores de dente e estômago há mais de mil anos.

Cheia nutrientes, a pimenta possui vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e potássio. Sendo assim, consumir pimentas é comprovadamente uma ótima e saborosa maneira de manter nossa saúde e nosso metabolismo em ordem.

A rainha da gastronomia

Pratos que tornam nosso país mundialmente famoso levam, normalmente, a pimenta como um ingrediente fundamental para a receita. Mesmo em casa, ao temperar algum prato, como resistir a tão saborosa especiaria?

Cumari, malagueta, rosa ou do reino. A variedade de pimentas é tão grande quanto sua versatilidade. Afinal, ela é utilizada em pratos doces, salgados e como simples coadjuvante em alguns, apesar de ser a estrela principal em outros.

Segundo a chef Kisy Desiree Dobbin, do projeto Comida e Consciência, o ideal é sempre utilizar o fruto ou, para o caso de pimentas em grão, moer na hora com um moedor de alimentos, um pilão ou um ralador.

Para homenagear tal majestade, confira duas receitas imperdíveis, feitas pela chef Kisy especialmente para o Amo KitchenAid. Clique nos links e confira:

Geleia de Pimenta Dedo de Moça
Guacamole apimentada

Agora é só testar essas delícias na sua casa e contar para a gente. Comente!

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos