Originário da Turquia, o açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo

Pelo poder do açafrão


Conhecido por sua cor amarelo-alaranjada e sabor único, o açafrão é um tempero muito apreciado por nós, que amamos cozinhar. Originário da Turquia, a especiaria se espalhou pelo mundo com os mercadores árabes e as caravelas portuguesas, conquistando seu espaço pelo caminho.

Hoje em dia, é cultivado somente na Espanha, França, Itália e Irã, o que o torna um dos temperos mais caros do mundo. Para conseguir 500g de açafrão, são necessárias mais de 80 mil Crocus sativus, flor violeta que dá origem ao tempero, o que justifica seu valor.

Cor e sabor na gastronomia

O açafrão está presente principalmente nas culinárias indiana e espanhola, onde é comum notar sua presença em pratos com arroz (como paellas e risotos), frutos do mar e frango. Porém, o tempero também é indicado para receitas com carnes (principalmente de cordeiro), assim como para massas, peixes, sopas e guisados.

Para evitar um produto de qualidade inferior, o ideal é comprar o açafrão em estigmas, pequenos fios amarelo-alaranjados com sabor e perfume bem acentuados. Evite comprar o produto em pó, pois pode conter outros ingredientes misturados, o que compromete sua qualidade e sabor.

Para provar todo o poder do açafrão, selecionamos algumas receitas especiais para você testar em sua cozinha. Clique e confira:

Risoto de açafrão
Frango com damascos e molho de açafrão
Laksa
Purê de batatas e açafrão
Brioche de chocolate e açafrão
Tortilha de linguiça, açafrão e salsa

Conhecendo melhor todo o poder e sabor do açafrão, fica mais fácil incluí-lo em suas receitas, não é mesmo? Compartilhe conosco aqui nos comentários os pratos feitos com açafrão que você mais gosta. 😉

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos