O churrasco é paixão nacional, mas você sabe quais são os melhores cortes e a melhor forma de preparar as carnes? Confira aqui em Amo KitchenAid.

Os melhores cortes de carne para churrasco


O churrasco é mais que uma refeição, é um estilo de vida, um evento social, uma confraternização com os amigos. Que o brasileiro ama churrasco todos nós sabemos, mas será que preparamos corretamente e sabemos quais são os melhores tipos de carnes para churrasco?

Se você também é um aficionado por carnes e deseja aprimorar os seus próximos churrascos, conversamos com o especialista em carnes Flávio Caumo que deu algumas dicas sobre como escolher as melhores peças, a melhor forma de assar e cortar as carnes.

Escolhendo e preparando as carnes

Além da picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, costela e alcatra. Um fator que influencia na qualidade da carne é a raça do animal. No quesito maciez e sabor, as carnes mais nobres, como as da raça britânica Red Angus, são campeãs. Mas mais fáceis de serem encontradas, as carnes de raças criadas no Brasil como Nelore e Brahman também possuem um alto padrão de qualidade, mas com um preço mais acessível.

Antes de começar o seu churrasco, você precisa escolher as peças de carne. A picanha, por exemplo, deve pesar no máximo de 1,2kg a 1,4kg, tamanho que garante uma maciez homogênea. Já a costela deve apresentar uma camada razoável de carne e gordura. Além disso, é importante prestar atenção no tamanho e no formato dos ossos da costela, pois quanto mais arredondados e finos, melhor.

Para ter uma carne macia e suculenta, é importante que a peça seja cortada corretamente, com a lâmina da faca na transversal a um ângulo de 90° da fibra da carne. A forma mais indicada de assar uma picanha, por exemplo, é no espeto. Desta forma ela desidrata menos e preserva melhor o sabor. Mas se você pretende assar uma quantidade maior de carne para um grupo de amigos, você pode utilizar a grelha e fazer o seu churrasco no “estilo argentino”.

Preparando a churrasqueira

O tamanho da churrasqueira interfere diretamente no resultado final da carne

O tamanho da churrasqueira interfere diretamente no resultado final da carne,

Quanto maior e mais pesado for o corte, maior deverá ser a churrasqueira, detalhe que não pode ser desprezado. Uma abertura de 1,5m por 30 cm de profundidade garante a temperatura necessária para o assado e ainda economiza carvão.

Para reduzir o gosto de fumaça na carne, deve-se acender o fogo em um dos lados da churrasqueira e espalhar somente após ele estar completamente aceso. A lenha é mais interessante que o carvão, mas não é tão prática. Você tem que deixar ela queimar para formar o braseiro e só depois por a carne.

Melhores cortes para churrasco

Picanha

Preferida entre os brasileiros, a picanha é macia e saborosa.

Preferida entre os brasileiros, a picanha é macia e saborosa.

A queridinha entre os amantes de um bom churrasco, pode ser assada inteira ou em fatias, no espeto ou na grelha. Seu sabor acentuado e delicioso se dá devido a sua generosa capa de gordura, que nunca deve ser retirada antes do preparo. Para temperar, basta sal grosso ou refinado.

Costela

A costela existe tempo e cuidado durante o preparo.

A costela existe tempo e cuidado durante o preparo.

Saborosa, a costela é ótima para churrascos. A carne tem uma grande camada de gordura, que a deixa ainda mais gostosa, além de muitas fibras que exigem cuidado e tempo na hora do preparo.

Alcatra

Por ter pouca gordura, este é um corte ideal para ser assado por inteiro.

Por ter pouca gordura, este é um corte ideal para ser assado por inteiro.

A alcatra é uma carne com menos gordura, mas nem por isso menos saborosa. Este corte é ideal para ser assado por inteiro, no espeto ou na grela. Se preferir assar em fatias, evite as mais finas, pois por ter menos gordura, resseca com mais facilidade.

Contra filé

Se você gosta de carne mal passada, opte pelo contra filé.

Se você gosta de carne mal passada, opte pelo contra filé.

Macio e com sabor acentuado, o contra filé deve ser assado a altas temperaturas para evitar que a carne enrijeça. Este corte é ideal para ser servido mal passado ou ao ponto. No preparo da carne é importante remover o nervo lateral, seguindo a fibra da carne, para um melhor resultado.

Fraldinha

Com baica concentração de gordura, a fraldinha é a carne ideal para quem está de dieta.

Com baica concentração de gordura, a fraldinha é a carne ideal para quem está de dieta.

Com sabor suave e fibra macia, a fraldinha é uma ótima opção para quem está de dieta, mas não deixa de comer uma boa carne. Com baixa concentração de gordura, é uma carne de corte pequeno e fibras longas. O ideal é assá-la em grelhas com cortes grossos para não ressecar.

Maminha

A maminha é um corte com sabor suave e uma grande quantidade de gordura, que deve ser mantida para preservar o sabor e a maciez. É ideal que se asse a maminha em uma grelha e com brasa muito forte.

Agora que você já sabe quais os melhores cortes de carne e a maneira correta de prepará-las para um bom churrasco, já pode convidar os amigos para um almoço no próximo final de semana! Tem alguma outra técnica para preparar o seu churrasco? Compartilhe conosco. Comente!

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos