Comida junina – Receitas de São João


Junho mal começou, mas já é hora de planejar as deliciosas festas juninas. Afinal, as quadrilhas, as bandeirinhas, a fogueira e a música típica já estão mais do que integradas à tradição brasileira, além de serem a atração principal dos meses de junho e julho em nosso país.

A história por trás das comemorações juninas está na cultura católica, trazida ao Brasil pelos portugueses. Os católicos dedicam os meses de junho e julho a três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio, por isso é muito comum ver fiéis agradecendo e orando por justiça, chuva (principalmente em regiões de seca) e amor durante os festejos desta época do ano.

E não existe comemoração sem os deliciosos quitutes que povoam as festas de São João, afinal, o que seria dessas comemorações sem o milho, o pinhão e o amendoim, grandes protagonistas dos pratos juninos em nosso país?

Para lhe ajudar a comemorar os meses de junho e julho como se deve, separamos quatro receitas diferentes e deliciosas de comidas juninas, com a ajuda da chef Carol Perez, do projeto Pé na Cozinha. Aproveite o clima e planeje uma animada festa junina na sua casa. Confira as receitas:

Pamonha de colher

Dadinho de tapioca

Creme de abóbora

Bolinho caipira

Essa é uma receita clássica das festas juninas do Vale do Paraíba, servida em toda a região.

Essa é uma receita clássica das festas juninas do Vale do Paraíba, servida em toda a região.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos