Em entrevista, Lucio e Helena Manosso, da Salt & Pepper Consultoria Culinária, compartilham suas inspirações gastronômicas e uma receita exclusiva

Gastronomia sem mistérios | Lucio e Helena Manosso, do Salt & Pepper


A gastronomia pode não ser o que uniu esse casal, mas com certeza é um tempero que eles utilizam todos os dias, durante os mais de 27 anos em que dividem o mesmo teto e os mesmos sonhos. Ou será seu amor que tempera, dia a dia, a culinária excepcional que sai da cozinha itinerante do projeto Salt & Pepper? Enfim, tanto faz. O que realmente importa é que Lucio e Helena Manosso dividem não só a vida, mas também o amor pela gastronomia.

Desde cedo, Lucio e Helena já amavam a cozinha e seus aromas. Helena começou a cozinhar aos 11 anos, quando acertou, de primeira, uma berinjela refogada que encantou a família. Foi naquele momento, com uma receita tão simples, que Helena decidiu que, tomasse o rumo que tomasse, a vida dela sempre seguiria paralela à gastronomia. Dito e feito!

Lucio, por outro lado, começou a cozinhar por necessidade. Como toda a família, sempre teve o pé na cozinha e logo se aventurou com afinco no universo dos ingredientes e temperos durante acampamentos e viagens com amigos. Com as tarefas divididas e para fugir da louça suja, Lucio sempre optava por cozinhar para os colegas. O que era uma obrigação se tornou um delicioso vício que o levou, atualmente, a cursar a faculdade de gastronomia.

Formados em Engenharia Química, o casal se conheceu através dessa outra paixão, que também os move até hoje. E, amarrando um amor ao outro, descobriram juntos o prazer da culinária através de incontáveis viagens que Lucio, a trabalho, fez pelo mundo. Na volta, ele trazia na bagagem muitos presentes, mas Helena só desejava um: livros regionais cheios de receitas, para que usassem juntos como musas inspiradoras para sua cozinha.

Apesar da vida agitada, das viagens e da profissão, Lucio e Helena se uniram em um projeto ousado e que vai muito bem. O Salt & Pepper foi criado para levar o amor pela gastronomia àqueles que mal sabem o caminho para a cozinha. Com cursos, workshops e palestras, o casal guia atualmente novos amantes da gastronomia pelos caminhos da boa culinária caseira, em um projeto exclusivo e personalizado.

Para isso, nada de grandes turmas, comida semi-pronta ou produção em massa. Lucio e Helena fazem questão de personalizar cada etapa e se dedicar a cada detalhe, sempre fieis a suas raízes e sua história. Segundo eles, essa é uma consultoria, acima de tudo, intimista.

Dentro da viciante cozinha do casal, os frutos do mar são sempre presença garantida. Aliás, é exatamente por suas habilidades em receitas com essa variada gama de ingredientes que eles são mais conhecidos. Apesar disso, quando perguntamos qual era a receita que estava mais arraigada à personalidade culinária de ambos como um casal, eles responderam, simplesmente, que não importa o que vão cozinhar, contanto que possam fazê-lo juntos e colocar ali todo o seu amor e criatividade.

Confira a receita de Moqueca de Camarão e Lula, cedida com exclusividade pelo casal ao Amo KitchenAid.

Moqueca de camarão e lula com farofa de dendê

moqueca

Ingredientes

Moqueca

300g de camarões médios
300g de lulas em anéis
3 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite
200 ml de leite de coco
1 cebola cortada em meia-luas
½ xícara de chá de pimentão vermelho em fatias
½ xícara de chá de pimentão amarelo em fatias
½ xícara de chá de pimentão verde em fatias
1 xícara de chá de tomates picados (sem pele e sementes)
4 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
suco de ½ limão
coentro picado a gostosalsinha e cebolinha a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Farofa

150 g de farinha de pão (tipo Panko)
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite de dendê
salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Para a moqueca, tempere o camarão e a lula com sal e pimenta e reserve por, no mínimo, 30 minutos. Em uma panela de barro, aqueça o azeite de oliva e o azeite de dendê, frite o alho, a pimenta dedo-de-moça e os talos de coentro picadinhos.

Junte a cebola, refogue por 1 minuto e acrescente o tomate até desmanchar. Em seguida, monte em camadas: uma parte de pimentão amarelo, uma de pimentão verde e uma de pimentão vermelho. Depois a lula, o camarão e, por cima, o restante dos pimentões. Acerte o sal e pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos.

Acrescente o leite de coco, o restante do azeite de dendê e deixe levantar fervura. Assim que o leite de coco começar a borbulhar, acrescente a salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão. Deixe repousar por 10 minutos.

Para a farofa, aqueça o azeite de dendê com o alho levemente amassado. Assim que o alho soltar seu sabor, retire-o e coloque a farinha. Frite até ficar dourada e crocante. Acerte o sal e a pimenta a gosto e salpique a salsinha.

Acompanhe com arroz branco, pirão e chips de banana da terra.

Nenhum comentário


Artigos Sugeridos