Servir bem vai além da qualidade da comida. Uma bela apresentação depende dos detalhes e da composição do ambiente. Confira nossas dicas e surpreenda seus convidados.

Beleza que se põe na mesa


Na hora de preparar um jantar ou almoço especial, a primeira preocupação é o menu que será servido. Depois, com o número de convidados, acertar as cadeiras à mesa e também a decoração que irá tornar sua recepção ainda mais linda. Afinal, nos reunimos para celebrar e criar momentos que durem para sempre na memória daqueles que amamos.

Mas isso não significa que você precisa investir muito tempo ou dinheiro para ter uma mesa linda e atrativa. Alguns elementos mais simples, quando harmonizados, ajudam a criar uma mesa tão bonita que dificilmente sairá da lembrança dos seus convidados. Confira as nossas dicas.

Flores

As flores deixam  o ambiente e a refeição mais alegre e festiva

As flores deixam o ambiente e a refeição mais alegre e festiva

Com uma mesa grande e bem disposta, fica mais fácil investir em centros e arranjos bem compostos. Coloque pequenos vasos com flores para enfeitar o ambiente, mas não ao ponto de tomar o lugar necessário para o aparelho de jantar. Caso sua mesa seja menor, evite vasos muito grandes, que podem obstruir a visão das pessoas, isolando-as.

Velas

Utilize castiçais, garrafas e taças para amparar as velas e decorar

Utilize castiçais, garrafas e taças para amparar as velas e decorar

As velas dão um charme especial para a mesa, principalmente para jantares. Você pode coloca-las em castiçais, principalmente as maiores e mais compridas, ou utilizar vasinhos com água e deixar as pequenas velas flutuando, variando confrome o tamanho da mesa a ser decorada. Apenas fique atento com a posição das velas para que elas não corram o risco de cair sobre a mesa.

Tolhas

Escolha cores e texturas que complementem a decoração

Escolha cores e texturas que complementem a decoração

Uma toalha de mesa bonita também pode fazer toda a diferença, principalmente se você quer criar um clima mais elegante ou acolhedor para os convidados. As toalhas brancas rendadas já são um clássico, trazendo para a mesa um ar de elegância mais tradicional e harmonizando bem com a maioria das cores de pratos e vasos.

Para criar um ambiente inovador, que tal investir em tecidos diferentes? Você pode sobrepor a toalha rendada com tecidos diferentes, como juta, por exemplo. Isso ajudará a criar um clima rústico, valorizando seu aparelho de jantar e os centros de mesa. Para criar diferentes ambientes, invista em caminhos de mesa que combinem com os arranjos ou decorações.

Simplicidade

Aproveite a beleza dos móveis e utensílios para criar uma decoração simples e bonita

Aproveite a beleza dos móveis e utensílios para criar uma decoração simples e bonita

Colocar as próprias panelas na mesa pode ser uma saída criativa para criar um ar mais informal e ainda assim manter a mesa cheia de classe. Para isso, procure combinar suas panelas coloridas, que também são consideradas objetos de decoração, ou panelas de ferro, para dar um ar mais rústico ao ambiente.

Aparelhos de jantar

Explore a beleza dos aparelhos de jantar e faqueiros para compor um ambiente clássico

Explore a beleza dos aparelhos de jantar e faqueiros para compor um ambiente clássico

Os pratos e talheres são peças fundamentais na hora de decorar a mesa. Se o objetivo é fazer um jantar mais formal, utilize talheres de prata e pratos de louça branca, com pequenos detalhes que podem combinar com o resto da mesa. Para um jantar mais informal, experimente aparelhos de jantar com design diferente e talheres que fogem do padrão, como os de inox ou mesmo coloridos.

O que você achou das nossas dicas? Como você costuma decorar a mesa? Comente 🙂

1 comentário


Cassia Gobe
Cassia Gobe

Simplesmente maravilhoso, adorei as dicas,
Muito obrigada.

Artigos Sugeridos